quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Mochilão motorizado: Fortaleza-Natal

Saindo de Fortaleza e tendo como destino Natal, o ideal é pegar a CE 040, que é uma estrada que está melhor e que vai mais pelo litoral.



CEARÁ
Vale destinar parte do roteiro para visitar as praias de Beberibe, Aracati e Icapuí, todas ainda no Ceará. A primeira parada, o município de Beberibe, apresenta praias de uma beleza natural incomparável. Das praias de Beberibe as que mais se destacam são a Praia das Fontes e a Praia de Morro Branco, ambas contornadas por falésias. De lá deve-se seguir para as famosas praias da vizinha Aracati (Canoa Quebrada, Marjolândia e Quixaba) e após conhecer as indescritíveis praias de Icapuí, a última cidade do Ceará pela costa do sol nascente e já faz divisa com o Rio Grande do Norte. Este deve ser o pior trecho, pois é pela BR 304 e a estrada está esburacada. Em Mossoró não há muito o que se conhecer e deve-se parar apenas para um descanso da viagem, se for o caso.

RIO GRANDE DO NORTE

Nosso destino no Estado do Rio Grande do Norte incluem as cidades de São Miguel do Gostoso, Maracajaú, Natal, Pipa e Baía Formosa. Essas são as praias que queremos conhecer e que fazem do Rio Grande do Norte um dos destinos mais procurados do país.

O que ver e fazer?
A primeira coisa a fazer para curtir os principais atrativos de Natal é alugar um carro ou contratar um bugueiro. Em seguida, é só decidir que direção tomar. Rumo ao litoral Norte, do outro lado do rio Potengi, está um verdadeiro parque de diversões natural em meio a dunas, lagoas e praias da região de Genipabu. Entre as atrações estão manobras radicais nos montes de areia, passeios a bordo de dromedários, aerobunda (tirolesa) e esquibunda (descida em pequena prancha) nas lagoas de Pitangui e de Jacumã. Vale a pena esticar o passeio até Maracajaú, um complexo de piscinas naturais a cinco quilômetros da costa.

Para o litoral Sul, as paisagens revelam algumas das mais belas praias da região, entre elas, as do vilarejo de Pipa. No caminho até lá, paradas obrigatórias em Pirangi do Norte, onde está o maior cajueiro do mundo; e, para quem viaja com crianças, em Pirangi do Sul, ponto de partida rumo às piscinas naturais.

  • PONTA NEGRA
A mais badalada praia de Natal tem barracas animadas no calçadão e um mar que reúne banhistas e surfistas. Ponto de encontro de várias tribos, é freqüentada por nativos e visitantes.Ponta Negra tem como marca registrada o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura e cercada por vegetação, com acesso fechado.



  • GENIPABU
O grande atrativo são as dunas que, aliadas aos bugues, fazem de Genipabu um verdadeiro parque de diversões no meio do nada. Os passeios podem ser “com ou sem emoção”, o que significa mais velocidade e manobras radicais pela dunas móveis e fixas, vez por outra abençoadas com lagoas de águas doce. Do topo do monte de areia é possível apreciar a Lagoa de Genipabu e também fazer passeios na corcova de dromedários. O percurso termina na praia de Genipabu – apesar de tranqüila e protegida por uma coluna de recifes, não é tão bonita em função das águas turvas.



  • PASSEAR DE BUGGY ATÉ PIPA
O passeio é quase todo feito pela praia, terminando em um dos cenários mais belos do litoral potiguar. A viagem, de 90 quilômetros, vale a pena também pelo charme e pelo astral da vila de pescadores, repleta de bares, restaurantes, lojas e pousadas, além de gente jovem e bonita vinda dos mais diversos cantos do mundo.



  • MARACAJAÚ
A 60 quilômetros de Natal, Maracajaú é famosa por seus parrachos – formação de recifes de coral - a sete quilômetros da costa, perfeitos para mergulho. Bastante preservados, abrigam rica fauna marinha, como budiões, baiacus, polvos e moréias, vistos com máscara e snorkel na maré baixa. A praia é acessível de bugue, a partir de Genipabu ou Muriú. Atenção às condições do tempo, tanto para chegar quanto para mergulhar: escolha um dia de maré baixa e bastante ensolarado, quando a visibilidade da água é maior.



  • CONHECER O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO
Com 8.500 metros quadrados de copa, num emaranhado de galhos e cipós, o cajueiro está registrado no Guinness Book como o maior do mundo. Na época da safra, de setembro a dezembro, os visitantes podem saborear a fruta enquanto dão voltas pela árvore.



Algumas dicas pesquisadas na internet: Dá para se dividir tudo em apenas três dias (deixando os outros dois para descansar). Nos três dias destinado a passeio, divida-os pelos pontos turísticos do litoral norte, do litoral sul e um city tour para conhecer a história da cidade.

Passeio pelo litoral norte
É nesse passeio que conhece-se às famosas dunas de Genipabu. Além das dunas, visitase a Lagoa de Pitangui, a Lagoa de Jacumã, a Praia de Muriú, passear de dromedário e visitar o Aquário Natural. A Lagoa de Pitangui tem o melhor do passeio, pois é uma lagoa de água doce, transparente e morna, excelente para banho, onde nós podemos ver os peixinhos nadando.

Na Lagoa de Jacumã, temos a oportunidade de fazer o esquibunda, o jetbunda e o aerobunda , todos brincadeiras que começam nas alturas e terminam na água. Quanto ao passeio de dromedário, o passeio em si não vale quanto custa; o que compensa são as fotos que podemos tirar.

Passeio pelo litoral sul
Muitas são as atrações, entre elas a Praia do Cotovelo, a Lagoa de Pirangi, a Praia de Pipa, a Baía dos Golfinhos, a Praia dos Amores, o Chapadão, a Pedra Oca e as Sete Lagoas.

City tour

Nem só de praias e dunas vive o turismo em Natal. A cultura também fazer parte do roteiro da cidade, que tem muitas histórias para contar. Além do Forte dos Reis Magos, um dos principais cartões-postais da capital, a cidade reúne construções em estilo neoclássico que abrigam teatros, casas de cultura e igrejas. Vale a visita ainda ao maior cajueiro do mundo.

Onde ficar?
Eu sempre sonhei com o dia que iria para Natal não apenas pela cidade encantadora que ela é, mas porque queria ficar hospedada no Hostel Lua Cheia. Fiz até carteirinha de alberguista e tudo! O hostel é um dos mais antigos e conhecidos do país. Sua arquitetura medieval acabou por se tornar uma atração turística em Natal e atraiu um grande número de bares e restaurantes a sua volta.



Um relato muito bom que encontrei sobre Natal foi no site Mochileiros.com, escrito por Pat Alves. Trouxe as principais dicas do relato dela para o Blog Roteiro Planejado.

"(...) fizemos o city-tour. As duas paradas importantes são o Cajueiro de Pirangi e o Forte dos Reis Magos."

Dicas

  • Na hora de fechar a conta, apareceu a descrição "taxa de turismo" no valor de R$ 1,00. O recepcionista do hotel explicou que todos os hotéis de Natal cobram esta taxa que é repassada à Secretaria de Turismo. O valor é de R$1,00 para cada diária. Então, na hora de planejar gastos, leve em conta este valor que apesar de ser irrisório não foi comentado pelo hotel na hora da reserva.
  • Já foi mais que falado no site mas se tiver que optar entre a Via Costeira e Ponta Negra, hospede-se em Ponta Negra ou então prepare para gastar $$$ com táxi. Aliás, achei os táxis aqui de Natal nem um pouco baratos.
  • Gostamos do hotel (varanda com vista para o morro do Careca, piscina, internet wireless gratuita na recepção) porém temos alguns detalhes a considerar: iluminação fraca e falta de tomadas para o nosso caso, 3 pessoas.

Informações úteis

  • Pipa não possui agências bancárias, apenas caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco Real, Bradesco e Bando 24 horas. Muitos estabelecimentos não trabalham com cartão de crédito.

Sobre os demais destinos

São Miguel do Gostoso - http://www.praiadogostoso.com/
Parece estar, literalmente, onde o vento faz a curva. Por isso, é comparada à Jericoacoara (CE) no que diz respeito às boas condições para a prática de kitesurfe. Mas não espere altas baladas e grandes luxos em São Miguel do Gostoso - o que se vê é um forrozinho animado na alta temporada e pouco (ou nenhum) sinal de celular. A ordem aqui é estender a canga e descansar.



Maracajaú - http://www.portaldemaracajau.com.br/
Os parrachos, formações de corais a 7 km da costa, estão entre os mais belos cenários naturais do Rio Grande do Norte. Na maré baixa, os recifes formam piscinas de águas mornas e cristalinas, onde é possível mergulhar em meio a peixes coloridos.



Baía Formosa - http://www.baiaformosa.com.br/
A pequena vila de pescadores guarda um dos últimos trechos remanescentes de Mata Atlântica no Nordeste. O litoral é cercado por falésias. Para conhecer a Praia do Sagi, o jeito mais seguro é fazendo o passeio de bugue pelas praias. Há um caminho de carro pelo interior, mas é mal-sinalizado e atravessa um labiríntico canavial - a chance de se perder é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário