terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Guaramiranga: a Suiça nordestina

O município serrano de Guaramiranga encontra-se a 865m de altitude e está situada à 110km de Fortaleza. De vários locais da cidade é possível ver o Mirante do "Pico Alto" (13 km do centro), ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude, sendo o 2º maior do Ceará e 3º maior do Nordeste. Do Pico, pode-se avistar a transição da serra com o sertão cearense, além de parte do rio Pacoti. O acesso ao local pode ser feito através de trilhas ecológicas ou por estradas de asfalto. Outro local e "Linha da Serra" (11 km do centro), Seu acesso é por via asfaltada e tem altitude média de 950 m e vista panorâmica de toda a serra, tanto para o lado do litoral como do sertão. Num dos pontos mais altos da Linha da Serra encontra-se o Restaurante Tramonto. Nascente do rio Pacoti, Poço Escuro, Parque das Trilhas, Parque das cachoeiras são outros atrativos importantes da região.

Através dos anos a cidade vem se adequado às exigências de quem visita Guaramiranga, a estrutura turística é uma das mais disputadas na hora de fugir do Agitado Carnaval do Litoral Cearence, pois para esta época Guaramiranga recebe seus visitantes com o Famoso Festival de Jazz e Blues – evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. As noites frias da pequena cidade fervem com música da melhor qualidade e uma legião de apreciadores que lotam as ruas e hospedagens. A gastronomia é um ponto muito interessante de apreciar, na praça do Teatro Rachel Queiroz, você encontra até um restaurante alemão "Hofbrauhaus - O Alemão" como assim também uma feira com produtos artesanais, doces, geléias e conservas de excelente qualidade. À noite, a praça se transforma em uma grande reunião de amigos onde os vinhos, charutos e pratos, cuidadosamente elaborados, completam o ambiente refinado de Guaramiranga.





Principais eventos da cidade:
- Festival de Jazz e Blues (que acontece no período do carnaval)
- Festival de Vinhos (em 2011 acontecerá de 23 a 26 de Junho)

Dicas sobre Guaramiranga:
http://www.portalguaramiranga.com.br/

O que fazer?
  • Visitar o Parque das Trilhas, realizando as trilhas ecológicas que variam de 1,2 a 3km (caminhadas que duram de 30 a 90 minutos); descer em uma das tirolesas (uma seca e uma molhada); fazer rapel e arvorismo - todas as atividades contam com profissionais capacitados. O Parque tem ainda uma estrutura de lanchonete, banheiro, banhos de bica, piscina de pedras e redários.




e




Uma dica para se apaixonar de vez por Guaramiranga é ver as fotos do talentosíssimo fotógrafo Alex Uchoa, clicando aqui. Alex retrata uma Guaramiranga desenhada por Deus e mostra como a localidade é perfeita para um turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário