quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Guaramiranga a dois: dicas do Viagem Colorida

Não resisti em trazer aqui pro Roteiro Planejado as excelentes dicas do Blog Viagem Colorida. Uma das melhores descrições da cidade de Guaramiranga que já encontrei e que com certeza irá nos basear na construção do nosso roteiro para as "Férias de um dia", um projeto que estamos desenvolvendo e que permitirá que conheçamos muitos lugares lindos, no Ceará, em apenas um dia. O desafio já foi lançado! Então vamos às dicas dadas pelo Tiago Fasano e datadas de junho de 2009.

"
Em mais uma edição de "Viagens", uma das categorias mais acessadas do Blog, trago este roteiro bem legal para quem quer curtir à dois os encantos e belezas da Serra de Guaramiranga, a nossa Suíça, que fica apenas 100 Km da capital.

A Flora da região é exportata para o mundo inteiro

No ultimo final de semana larguei a correria cotidiana, meu laptop e badalação e troquei pelo ar puro e calmaria da Serra. Uma semana depois eu já poderia não encontrar tudo isso. Feriados prolongados em Guaramiranga são legais, mas não é igual a final de semana qualquer.

Porque? A pousada que voce mais gosta continua lá e vazia, restaurantes e bares com o mesmo atendimento só que sem a musica alta dos feriados, cachoeiras sem fila e aquele climinha para quem curtir à dois. Tudo só pra voce!

Claro, nem tudo são maravilhas. A Rodovia CE-060 até Redenção tá um horror em alguns pontos. Atenção redobrada para quem for à noite, tá? Muito buraco e em alguns casos crateras que faz o motorista desviar para a faixa contrária para não cair dentro.

Baturité continua abafada, mas poucos quilometros acima voce já sente a mudança climática. A média é de 17ºC chegando até 23ºC. Ou seja, nada de exagerar na vestimenta. Campos do Jordão fica em São Paulo.

Chuvoso ou ensolarado, tudo leva a momentos agradáveis, principalmente se você estiver acompanhado do seu cobertor de orelha.

Termômetro na Praça marcava 17ºC

Nunca gostei muito das pousadas na vila em si. Há barulho de carro, som alto as vezes e vai e vem. Prefiro as que ficam no meio da serra. Barulho lá, so o som das cachoeiras, dos passáros, alguns animais e nada mais. Um clima delicioso para quem busca relaxar. E sabe o que é melhor? Celular não pega! Voce vai ver que é possível ficar dois dias sem nem lembrar que a tecnologia existe. D

Dica que recomendo é a Pousada Le Monte Cristo (site). Fica à 1,5 km da rodovia que leva a Guaramiranga (apenas 7km). O proprietário, um francês chamado René, não é modesto em afirmar que sua pousada tem a melhor vista da Serra. E ele não tá exagerando não. Olha isso!

No Sábado o clima era esse...

No domingo o clima ajudou a descortinar esse paraíso.


Quem recebe você é Paulo, um rapaz super divertido e que faz com as próprias mãos cada delicia que sai da cozinha. E ele faz questão de ir até a mesa e perguntar se tá gostoso. rsrs Frase como "olha, sou o fotógrafo oficial dos casais, tá?" foi uma das pérolas ditas por Paulo na hora do café. Achei o máximo! rsrs

O que voce me diz dessa bonequinha da direita, hein? rsrs

A pousada conta com cachoeiras e trilhas próprias. Para visitá-las agende na recepção que alguns rapazes levam você até elas. Nada de partir pra cima tá? rsrs

A Le Monte Cristo tem restaurante contemporâneo que serve delicias. Mas é em Guaramiranga que eu gosto de comer e beber. Há várias opções, todas na Rua Joaquim Alves Nogueira e próximas à praça central.

A Praça do Teatro

Para um rápido Self Service, vá no Dona Alice. Sanduiches, no Guará Lanches. Pratos fartos a La carte tem o Café com Flores. Esse Filé ao molho quatro queijos tava uma delícia.

Filé no "Café com Flores"

Ao lado tem o Confraria, onde serve o Melhor Fondue da Serra. O de queijo é algo. Voce vai pedir várias cestinhas de pães extra, pois a porção é bem servida. Para acompanhar um vinho. A carta traz otimos portugueses, argentinos, franceses e nacionais.

Fondue!

Vinho!

Tin-Tin!

Restaurantes especializados em cozinhas estrangeiras não faltam. Comida Alemã, vá no Hofbraühaus. Francesa, no Vila Lautrec e Portuguesa, no Taberna Portuguesa. Todos nas proximidades da praça. É lá também que voce encontra a Emporium Chocolates, onde vai se fartar com as delicias de Matu Macedo. Voce vai levar para comer mais tarde, debaixo do cobertor e escutando o barulhinho da chuva. Adoro!

Os chocolates da Emporium. Hummmm

Chove muito entre Março e Junho. E você com isso?

Para os consumistas há uma lojinha da CEART que vende artigos de artesanato e na parte de tras do Teatro Rachel de Queiroz, várias outras que vendem doces, bijuterias, objetos de decoração e roupas.

Ah, por falar em roupas. Não precisa exagerar nas de frio. Um casaquinho leve é o suficiente para o inverno na serra que tem temperaturas que não caem mais do que 16ºC. Não façam como uma Alencarina ali que leva bota cano longo, luvas de couro, peles e cachecóis e fica parecendo uma matuta depois tirando tudo por está com calor. Vamos combinar assim?

Um comentário:

  1. É importante ter carro em Guaramiranga? Onde posso alugar um? Estarei com uma criança de um ano.

    ResponderExcluir